Home » Como submeter protocolos de Ensino e Pesquisa ao CEUA

Como submeter protocolos de Ensino e Pesquisa ao CEUA

Informação completa deve ser fornecida  para que justifiquem: a) O uso de animais; b) O nº e a espécie animal usada; c) os procedimentos que serão utilizados. Para solicitar a apreciação de um projeto de pesquisa no CEUA, siga as instruções abaixo. Para solicitar a apreciação de um objeto de pesquisa no CEUA, siga as instruções abaixo: Princípios éticos na experimentação animal O progresso dos conhecimentos humanos, notadamente os referentes à biologia, à medicina humana e dos animais, é necessário. O homem precisa utilizar animais na busca de conhecimento, para se nutrir, se vestir e trabalhar. Assim ele deve respeitar o animal, seu auxiliar, como um ser vivente como ele.  Postula-se:   ARTIGO I – Todas as pessoas que pratiquem a experimentação biológica devem tomar consciência de que o animal é dotado de sensibilidade, de memória e que sofre sem poder escapar a dor;  ARTIGO II – O experimentador é, moralmente responsável por suas escolhas e por seus atos na experimentação animal;   ARTIGO III – Procedimentos que envolvam animais devem prever e se desenvolver considerando-se sua relevância para a saúde humana o animal, a aquisição de conhecimentos ou o bem da sociedade;   ARTIGO IV – Os animais selecionados para um experimento devem ser de espécie e qualidade apropriadas a apresentar boas condições de saúde, utilizando-se o número mínimo necessário para se obter resultados válidos. Ter em mente a utilização de métodos alternativos tais como modelos matemáticos, simulação por computador e sistemas biológicos “In vitro”;   ARTIGO V – É imperativo que se utilizem os animais de maneira adequada, incluindo ai evitar o desconforto, angústia e dor. Os investigadores devem considerar que os processos determinantes de dor ou angústia em seres humanos causam o mesmo em outras espécies, a não ser que o contrário tenha se demonstrado;   ARTIGO VI – Todos os procedimentos com animais, que possam causar dor ou angústia, precisam se desenvolver com sedação, analgésia ou anestesia adequadas. Atos cirúrgicos ou outros atos dolorosos não podem se implementar em animais não anestesiados e que estejam apenas paralisados por agentes químicos e/ou físicos; ARTIGO VII – Os animais que sofram dor ou angústia intensa ou crônica, que não possam se aliviar e os que não serão utilizados devem ser sacrificados por método indolor e que não cause estresse;   ARTIGO VIII – O uso de animais em procedimentos didáticos e experimentais pressupões a disponibilidade de alojamento que proporcione condições de vida adequada às espécies, contribuindo para sua saúde e conforto. O transporte, a acomodação, a alimentação e os cuidados com os animais criados ou usados para fins biomédicos deve ser dispensados por técnico qualificado;   ARTIGO IX – Os investigadores e funcionários devem ter qualificação e experiência adequadas para exercer procedimentos em animais vivos. Deve-se criar condições para seu treinamento no trabalho, incluindo aspectos de trato e uso humanitário dos animais de laboratório. – Preencha (digitado) e imprima o Cadastro de Protocolo para Uso de Animais em Ensino e Pesquisa. Deve ser assinado pelo(s) proponente(s). – Protocole no Protocolo Geral da Unitri direcionado à Comissão de Ética no Uso de Animais -CEUA. Atenção: As reuniões do CEUA terão datas previamente divulgadas no link Calendário de Reuniões e os documentos devem ser protocoladas uma semana antes da data da reunião.