PSICOLOGIA

Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 265 de 03/04/2017 publicada no Diário Oficial da União de 04/04/2017.

Os desafios emergentes na contemporaneidade exigem do homem uma contínua capacidade de adaptação ou de criação de estratégias voltadas para modificação da realidade, a fim de preservar a sua saúde e garantir o seu desenvolvimento. Nesse sentido, cabe ao psicólogo, enquanto agente promotor de saúde mental, desenvolver atividades fundamentadas cientificamente que possibilitem o fortalecimento psíquico e o bem-estar das pessoas e da comunidade, criando assim, condições para a eliminação da opressão, da marginalização e o resgate da dignidade do ser humano. Em função disso, o curso destina-se à formação de psicólogos capazes de analisar e contribuir para a mudança das condições de vida, visando a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde da população, ao pesquisar e intervir em situações e processos psicológicos presentes na educação, na saúde, no trabalho e na vida social.

O Curso de Psicologia da Unitri oferece uma formação generalista que habilita o psicólogo para atuar nas áreas de saúde mental como também em empresas, clínicas e escolas.

A ênfase na pesquisa científica desenvolve a postura investigativa, essencial para o profissional de sucesso do mundo contemporâneo. São mais de 150 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

O cenário atual de instabilidade e crise, tem gerado uma constante expansão e diversificação do mercado de trabalho do psicólogo, que é chamado a intervir nos problemas sociais que vem acometendo a comunidade, como a violência, o individualismo e a competitividade exacerbados, o estresse, a depressão e doenças psicossomáticas. Para atender as demandas e necessidades de natureza psicossocial, o psicólogo trabalha com indivíduos, grupos, organizações e comunidades, atuando em instituições educacionais de todos os níveis de ensino, organizações, hospitais, clínicas, nos órgãos da rede de saúde mental (PSF: Programa de Assistência Familiar e CAPS: Centros de Atenção Psicossocial), no âmbito de projetos sociais e comunitários, nas questões relativas à publicidade, esporte, trânsito, ambiente, sistema prisional, justiça e consultoria.

O Estágio Profissionalizante é garantido a todos os alunos com ênfase em:
•    Processos Educativos: creches, escolas, ONG’s, clínicas
•    Psicologia do Esporte: clubes e times esportivos
•    Psicologia do Envelhecimento: Asilos, órgãos públicos, clínicas
•    Gestão em Contextos de Trabalho: assessoria empresarial, recrutamento e seleção, treinamento e avaliação psicotécnica
•    Clínica Institucional, Hospitalar e Comunitária: órgãos públicos, hospitais, clínicas e comunidade.


Coordenadora do Curso de Psicologia
Profª Marilane Santos

Telefones:(34) 4009-9152
E-mail: psicologia@unitri.edu.br

Horário de Atendimento:

Turno: Matutino e Noturno
Duração: 5 anos
Titulação: Psicólogo

Requisitos:
– Ter concluído o Ensino Médio e apresentar documentação comprobatória;
– Ser aprovado em Processo Seletivo da Unitri.

Critérios de Avaliação: clique aqui
Recursos Disponíveis: clique aqui

Conceito: 3 – Renovação de Reconhecimento

Na Unitri você tem descontos do início ao final do seu curso. Informe-se sobre o Projeto Talento.

EMENTA DO CURSO:

MATRIZ CURRICULAR:

*As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Instituição.