Home » Graduação » Jornalismo

Jornalismo

O curso de Jornalismo tem o currículo atualizado segundo as últimas diretrizes curriculares do Ministério da Educação. Apresenta um projeto pedagógico voltado para o atendimento das necessidades contemporâneas do Jornalismo, tanto em termos de formação humanística e intelectual, quanto técnica. Dividido em três momentos distintos, o curso prepara o estudante com competência e versatilidade. Nos dois primeiros períodos, também chamados ciclo básico, o aluno prepara-se para o entendimento dos fenômenos que regem a comunicação e a sociedade; do terceiro ao sétimo períodos, disciplinas de formação teórica e técnica se intercalam e interagem, possibilitando sólida formação profissional e intelectual para o exercício da profissão. No último período (oitavo), o futuro profissional exercita plenamente seu aprendizado em projetos experimentais nas áreas de impressos, rádio e televisão.

O currículo, além das tradicionais áreas de atuação do jornalista, apresenta também um conjunto de disciplinas para capacitar o profissional a atuar em mercados emergentes, nas assessorias de imprensa e de comunicação das organizações; na imprensa feminina e empresarial, bem como no jornalismo científico e no comunitário e especializado. Não descuida também daqueles que desejam empreender seu próprio negócio de comunicação, preparando o estudante para projetar e administrar produtos e veículos de comunicação.

Conectado ao mundo do conhecimento

Reconhecido pelo MEC

O curso de Jornalismo da Unitri reúne professores altamente qualificados, além de possuir um projeto pedagógico alinhado com as exigências do mercado.

Habilita o profissional para o exercício da prática jornalística em qualquer veículo de comunicação de massa – jornal, revista, televisão, rádio, internet – e para a produção de livros-reportagens. O jornalista pode, ainda, atuar em assessorias de imprensa e comunicação de indústrias, comércio, prestadoras de serviços, sindicatos, organizações políticas e civis, bem como em órgãos públicos. Além disto, pode empreender e criar seu próprio negócio de prestação de serviços de comunicação e/ou estabelecer seu próprio veículo de comunicação. O mercado de trabalho do jornalista inclui, também, o exercício da docência em instituições de ensino superior, progressão na vida acadêmica (especialização, mestrado e doutorado) e dedicação a pesquisas.

Os projetos de aperfeiçoamento profissional, através dos cursos de extensão, capacitam o profissional em áreas técnicas específicas e estimulam a consciência cidadã na prestação de serviços à comunidade.

Gestor da área de Comunicação:
Prof. Paulo Henrique da Silva Souza
Telefone:(34) 4009-9143
E-mail: [email protected]

Horários de Atendimento:
2ª feira – 14h40 às 17h20
3ª feira – 14h40 às 17h20
4ª feira – 14h40 às 15h30
5ª feira – 14h40 às 17h20
6ª feira – 15h45 às 18h10

Na Unitri você tem descontos do início ao final do seu curso. Informe-se sobre o Projeto Talento.

Duração: 4 anos
Título: Bacharelado

Ementas do curso: clique aqui

Grade Curricular do curso: clique aqui

Corpo Docente do curso: clique aqui

Conceito: 4 – Renovação de Reconhecimento

*As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Universidade.

placeholder

Interatividade

placeholder