Home » Notícias » Cases de Sucesso » Egresso de Jornalismo dá dicas para os novos profissionais

Egresso de Jornalismo dá dicas para os novos profissionais

Muitos jornalistas já estão no mercado antes mesmo de obter o tão sonhado diploma. Todavia, outros se formam sem saber “para onde correr”. Para nortear as “focas”, o jornalista Fabiano Rodrigues, que concluiu o curso de Jornalismo na Unitri no primeiro semestre de 2007 e atualmente é coordenador do Globo Esporte.com na TV Integração, afiliada Rede Globo, conta um pouco de sua trajetória, dá algumas dicas e fala sobre o que o mercado espera destes profissionais.

Segundo Fabiano, é preciso ser jornalista não só na essência, mas na técnica. “Passar quatro anos em uma sala de aula de nada adianta se a curiosidade, a proatividade, a persistência e a responsabilidade não forem características pessoais do profissional. É preciso ter sensibilidade e agilidade quanto à apuração de uma notícia”, disse.

O egresso da Unitri destaca que aproveitar oportunidades de estágio são chances de agregar à bagagem de cada um e também de desenvolver características fundamentais para atuar no meio jornalístico. “Durante os quatro anos de faculdade cultivei e coloquei em prática o seguinte pensamento ‘Enquanto estiver estudando vou aproveitar ao máximo a oportunidade de estar ao lado de bons profissionais’, e assim fiz. Estagiei em TV, rádio, impresso e assessoria de imprensa. Não deu outra, ao concluir a faculdade estava com um conhecimento enorme, relacionamento com vários profissionais da área, era conhecido e tinha conseguido mostrar meu potencial e capacidade”, conta.

“Logo na sequência fui contratado e já atuei em todas as áreas do telejornalismo e agora estou em uma área sem limites para crescer: o webjornalismo. Então aconselho: busquem conhecimento enquanto estão na faculdade”, completa.

*Renata Dirrah
aluna do curso de Jornalismo

placeholder