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Pólen

O Pólen – Núcleo de Adequação, Acessibilidade e Pesquisa para a Diferença Humana iniciou suas ações em 1999, a partir do ingresso na Instituição de pessoas com limitações físicas, sensoriais e outras por meio do Processo Seletivo regular.

Esse núcleo desenvolve ações de adequação e acessibilidade aos alunos e professores nas questões relacionadas às diversidades culturais, sociais, religiosas, nacionais e às limitações físicas, sensoriais e intelectuais, permanentes ou circunstanciais, sendo que situações que não se enquadrem a essas categorias serão avaliadas individualmente.

Suas ações se concretizaram diante da demanda da comunidade e da preocupação do Unitri em possibilitar o acesso e a permanência a todos os seus alunos, promovendo os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação íntegra em todas as atividades acadêmicas.

Disponibilizamos assim:

  • provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas dos alunos com deficiência;

 

  • recursos de acessibilidade, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência e ratificados pelas professoras especialistas do núcleo;

 

  • dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade;

 

  • critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência ou transtornos de déficit de atenção e hiperatividade e/ou  dislexia, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa;

 

  • tradução completa das avaliações em Libras;

 

  • outras demandas que se tornem necessárias à adequação de tecnologias e recursos e acessibilidade.

 

Esse núcleo se consolidou como uma ação inovadora do Unitri associada ao cumprimento da legislação, defende o atendimento às múltiplas diferenças no contexto regular de ensino e assegura-nos atitudes de enfrentamento, ressaltando o fato de que nossa instituição consolida essas práticas muito antes de a legislação nacional torna-las obrigatórias a todas as instituições de ensino superior.

Assim, com esse núcleo o Unitri garante aos alunos com múltiplas diferenças, uma trajetória acadêmica mais autônoma, produtiva e plena de possibilidades, refletindo extrema relevância sócio-educacional, da qual espera-se que provoque outras mudanças significativas no ambiente acadêmico, bem como sirva de modelo para outras instituições que hoje estão se adequando às novas legislações a fim de adotarem práticas semelhantes, ampliando a consciência e a possibilidade de respeito para com o outro, participando da inclusão, não somente educacional mas acima de tudo uma inclusão social.

EQUIPE

COORDENADORA:
Alessandra da Silva

COMPONENTES DA EQUIPE: 
Alessandra da Silva – Professora / intérprete de Libras
Kátia Souza Lemos de Pádua – Professora / intérprete de Libras

 

 

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