Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada – ABA
ABA (Applied Behavior Analysis) trata-se de uma área extensa, repleta de estratégias de
compreensão e intervenção voltadas ao comportamento humano, validadas empiricamente. Uma
ciência que estuda o comportamento humano e a proposta da abordagem é estimular desempenhos
funcionais e habilidades ainda não desenvolvidas, além de fortalecer as que já existem. Hoje, é uma
das abordagens mais recomendas por organizações de saúde por se tratar de um método sistêmico e
eficaz, apresentando resultados terapêuticos adequados.
A Análise do Comportamento Aplicada tem por propósito melhorar a vida humana. Esta
ciência produziu e produz uma imensa gama de conhecimentos que permite mudar comportamentos
para a melhora da qualidade de vida.
Mercado de trabalho
O mercado para especialistas em Intervenção ABA está em ascensão, impulsionado pelo
aumento dos diagnósticos dos transtornos do neurodesenvolvimento, deficiências e transtornos do
comportamento. No Brasil a busca por terapeutas cresce, refletindo a necessidade de intervenções
especializadas e éticas. Com essa formação, você estará preparado para se destacar nesse mercado em
expansão.
Áreas de atuação
Os profissionais capacitados por este curso estarão aptos a atuar em clinicas, escolas, espaços
sociais, instituições, … como analistas do comportamento e terapeutas ABA, desenvolver programas
terapêuticos eficazes, elaborar planos de ensino individualizados (PEI) e avaliar pacientes dentro dos
protocolos. Com disciplinas que englobam desde princípios básicos da análise do comportamento até
práticas assistidas e orientação familiar, os participantes estarão preparados supervisionar aplicadores
e para atuar junto às escolas e famílias, respondendo às crescentes demandas por profissionais
especializados nessa área.
Objetivo
O objetivo do curso formar profissionais da saúde e educação, que desejam se atuar como analistas do
comportamento (ABA).
Público-Alvo: Profissionais das áreas de Educação e Saúde, portadores de diploma de Graduação.
Duração: 360h em encontros mensais com 12 módulos
Local: Centro Universitário do Triângulo
Modalidade: Presencial
Valor: 12 x R$ 530,00
Desconto de 5% para ex-alunos e grupos de 5 participantes
Coordenador: Prof. Me. Daniel Vieira
Professores: Especialistas, Mestres e Doutores com formação específica na área e experiência em
pesquisa e prática clínica.
Aulas:
Sábados 08h às 12hs e 13h30 às 18h – Módulos Teóricos
Domingos: Aulas práticas: 09hs às 12hs
Datas:
Módulo 1 – 08 e 09 de Junho
Módulo 2 – 06 e 07 de Julho
Módulo 3 – 03 e 04 de Agosto
Módulo 4 – 14 e 15 de Setembro
Módulo 5 – 05 e 06 de Outubro
Módulo 6 – 09 e 10 de Novembro
Módulo 7 – 07 e 08 de Dezembro
Módulo 8 – 01 e 02 de Fevereiro
Módulo 9 – 15 e 16 de Março
Módulo 10 – 05 e 06 de abril
Módulo 11 – 10 e 11 de Maio
Módulo 12 – 07 e 08 de Junho
(As datas poderão ser alteradas, no qual será informado com antecedência)
APRESENTANDO OS MÓDULOS E PROFESSORES:
Módulo 1 (08 e 09 de Junho/2024)
SÁBADO – FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: O BEHAVIORISMO
RADICAL E CONCEITOS E PRINCÍPIOS DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO
COMPORTAMENTO – ABA.
DOMINGO – PRÁTICA DE LABORATÓRIO: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO
COMPORTAMENTO.
Prof. Thyago de Oliveira – Psicólogo, mestre em pela UFU em processos cognitivos,
especializado em intervenções precoces no autismo. Atua como professor e pesquisador no
curso de psicologia da IMEPAC na linha de pesquisa sobre a psicologia cognitiva,
neuropsicológica behaviorismo e avaliação psicológica.
Módulo 2 (06 e 07 de Julho/2024)
SÁBADO – NEUROCIÊNCIA, COMPORTAMENTO e COGNIÇÃO.
DOMINGO – PRÁTICA DE LABORATÓRIO: NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA.
Prof. Daniel Vieira – Psicólogo/Neuropsicólogo, mestre em psicologia pela UFU,
Especializado em Neuropsicologia, Especializado em Psicomotricidade, Especializado em
Autismo e educação, Especializado em Análise do Comportamento Aplicada – ABA.
Formação em Neurociências e Neurofeedback. Atua como professor universitário, avaliação
e reabilitação neuropsicológica e coordena o projeto Autismo, Arte e Cultura.
Módulo 3 (03 e 04 de Agosto/2024)
SÁBADO – TERAPIA ABA – ANÁLISE FUNCIONAL E GESTÃO DE COMPORTAMENTO.
DOMINGO – CURSO: PSICOPATOLOGIA APLICADA A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA.
Profa. Michele Arantes – Psicóloga infantil, Mestre em Psicologia da Saúde, Especialista em
Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Especialista em Neuropedagogia e
Neuropsicologia. Atua na clínica em avaliação comportamental e supervisão ABA.
Prof. Dr. Túlio Teixeira – Médico, Psiquiatra da Infância e Adolescência.
Módulo 4 (14 e 15 de Setembro/2024)
SÁBADO – ESTUDO E AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E PROGRAMA DE
INTERVENÇÃO NA TERAPIA ABA
DOMINGO – OFICINA: PRÁTICA DE AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS.
Profa. Talita Rocha – Psicóloga/ Neuropsicóloga. Mestre pela UFU, Especialista em Terapia
Cognitivo Comportamental, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada,
Especialista em Transtorno do Espectro Autista, Possui Formação em VBMAPP, ABLLS-R,
AFFLS, IISCA. Supervisora ABA e para psicólogos clínicos. Formação em Dir Floortime e
Método Montessori. Atendimento a pessoas em diversas situações emocionais e sociais,
atua na clínica com crianças, jovens e adultos. Atendimento em psicologia infantil com
ênfase em Transtorno do Espectro Autista, Deficiências intelectual e múltipla.
Módulo 5 (05 e 06 de Outubro/2024)
SÁBADO – PLANEJAMENTO E PROCESSOS DE ENSINO: IMPLEMENTANDO UM PLANO
DE ENSINO INDIVIDUALIZADO – PEI
DOMINGO – AULA PRÁTICA – INTERVENÇÃO AVANÇADA PARA COMPORTAMENTOS
DISFUNCIONAIS
Profa. Veridiana Ladico – Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de
Uberlândia (2002), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo – RP (2005) e
doutorado em psicologia pela Universidade de São Paulo-RP (2009). Especialista em
Neuropsicologia (CFP) e Intervenções ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of
Miami). Especializada em Reabilitação Neuropsicológica infantil (Instituto Suassuna) e
Desenvolvimento Infantil (CBI of Miami). Atualmente é Psicóloga clínica e supervisora
atuando na Neuropsicologia e ABA com ênfase em crianças com Transtorno do Espectro
Autista
Módulo 6 (09 e 10 de Novembro/2024)
SÁBADO – ORIENTAÇÃO ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DE PLANO DE ENSINO
INDIVIDUALIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR.
DOMINGO – AULA PRÁTICA: PRODUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS
PEDÁGOGICOS PARA USO CLÍNICO E INSTITUCIONAL
Profa. Sara Cabral: Graduada em Pedagogia, História e Biblioteconomia, Especializada em
Análise do Comportamento Aplicada, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação
Infantil Alfabetização e Letramento, Atendimento Educacional Especializado, Gestão e
Supervisão Escolar Docência no Ensino Superior. Atua no desenvolvimento de currículos
adaptados à necessidades especiais e individuais dos alunos, Orientação de projetos de
pesquisa e avaliação neuropsicopedagógica e psicopedagógica clínica e institucional, atua
com intervenções psicopedagógicas e também como terapeuta da aprendizagem de
crianças, jovens e adultos.
Módulo 7 (07 e 08 de Dezembro/2024)
SÁBADO – ORIENTAÇÃO PARENTAL E PRÁTICAS DOMICILIARES NA INTERVENÇÃO
ABA.
DOMINGO – AULA PRÁTICA: DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
Profa. Kátia Amado – Psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, pelo
Instituto Catarinense de Terapias Cognitivas; Especialista em Análise do Comportamento
Aplicada ao Autismo, atrasos no desenvolvimento e linguagem (Instituto LAHMIEI/UFSCar),
Especialista em Educação Especial Inclusiva (CENSUPEG).
Módulo 8 (01 e 02 de Fevereiro/2025)
SÁBADO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, AVALIAÇÃO CLÍNICA E
DIAGNÓSTICA NO TEA e INTERVENÇÃO ABA APLICADA
DOMINGO – OFICINA: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS, CLÍNICOS E
TERAPÊUTICOS NA INTERVENÇÃO ABA
Priscila Custódia – Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia
(UFU) na linha de pesquisa de Processos Cognitivos (2023). Especializações em
Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual (2022),
em Terapia Cognitivo Comportamental com Crianças e Adolescentes (2022), e em Saúde
Mental e Atenção Psicossocial: com enfoque Cognitivo Comportamental (2019).
Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental Infantil e Terapeuta baseada no modelo Denver
de intervenção comportamental precoce naturalista pelo Instituto Farol no tratamento de
crianças com
Transtorno do Espectro Autista (TEA). Profa. Michele Arantes – Currículo descrito acima.
Módulo 9 (15 e 16 de Março/2025)
SÁBADO – COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E COMPORTAMENTO VERBAL E
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA
DOMINGO – SUPERVISÃO CLÍNICA NA PRÁTICA DA TERAPIA ABA, FORMAÇÃO DO
APLICADOR TERAPÊUTICO E ÉTICA PROFISSIONAL.
Profa. Márcia Neyza. Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde ( linha
Qualidade de Vida) pela Universidade Federal de Uberlândia), Especialista em Audiologia
pela UNESA, Especializada em Avaliação e Intervenção em Linguagem Infantil com práticas
em habilidades, Especializada em Educação e Autismo-CENSUPEG. Capacitação em
reabilitação auditiva pelo método Perdoncini Capacitação em reabilitação auditiva pelo
método Verbotonal, Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de
Fonoaudiologia. Habilitada no método de estimulação neuroauditiva SENA. Possui
Aprimoramento em TDL, Capacitação em Transtornos Motores de Fala, Capacitação em
Alfabetização para o Autismo, Formação em adaptação curricular , Capacitação em
Processamento Visual para transtornos de Aprendizagem , Aprimoramento em Transtornos
dos Sons da fala, Formação em ABA e estratégias naturalistas, Aprimoranda em Transtornos
de Aprendizagem. Atua como fonoaudióloga clínica e supervisora Prof. Talita Rocha –
Currículo descrito acima.
Módulo 10 (05 e 06 de abril/2025)
SÁBADO – DISFUNÇÕES SENSORAIS E A ACOMODAÇÃO SENSORIAL.
DOMINGO – AULA PRÁTICA: DESENVOLVENDO HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE
REGULAÇÃO SENSORIAL NO CONTEXTO CLÍNICO
Profa. Ruth Justa. Terapeuta Ocupacional (Universidade de Uberaba), Especialista na
Reabilitação Neuropediátrica. Possui Certificação Internacional de Integração Sensorial e
atua como Terapeuta Ocupacional na rede privada e pública
Módulo 11 (10 e 11 de Maio/2025)
SÁBADO – A INTERVENÇÃO ABA PARA ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS.
DOMINGO – OFICINA: TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA ADOLESCENTES,
JOVENS E ADULTOS COM AUTISMO.
Profa. Eliane Proença (Sorocaba-SP) – Graduada em Psicologia – Especialização em TEA
(Transtorno do Espectro Autista), Especialização em DI (Deficiência Intelectual).
Especialização em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), Especialização em
Neuropsicologia , Especializanda em Neurociência, Comportamento e Psicopatologia,
Especialização em Psicologia Positiva, Gestão de Pessoas e Saúde no Trabalho e
Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental. Atua no atendimento psicológico a
crianças, jovens e adultos com TEA e/ou com deficiência intelectual. Atua também com
treinamentos e palestras e é pesquisadora de testes psicológicos.
Módulo 12 (07 e 08 de Junho/2025)
SÁBADO: LUDICIDADE, ARTE E PSICOMOTRICIDADE
DOMINGO: EVENTO DE ENCERRAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (SERÁ REPASSADA
MAIS INFORMAÇÕES)
Profa. Mônica Rodrigues – Psicóloga, especialista em psicomotricidade e acompanhante
terapêutica. Atua no projeto Autismo, Arte e Cultura como coordenadora, psicóloga e
supervisora de estágio. Se movimento entre arte, saúde mental, produção cultural e inclusão.
É amante e vivente das artes. Tenta ser outros, sempre.