EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 134, de 01/03/2018, publicada no Diário Oficial da União em 02/03/2018.

 

O curso de Educação Física destina-se à formação de licenciados para atuarem nos diversos níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio). A licenciatura tem como referência a cultura do movimento humano e tem como finalidade a formação de profissionais críticos, criativos e compromissados com uma prática pedagógico-científica voltada para a melhoria do exercício da docência na área da Educação Física. Constitui-se num curso dinâmico que oferece possibilidades de apropriação de conhecimento por meio da articulação entre ensino, investigação científica e extensão para, a partir de um enfoque crítico, formar o licenciado de Educação Física.

Com esse entendimento, o currículo pleno do curso de licenciatura em educação básica com habilitação em Educação Física da Unitri é organizado a partir de eixos de disciplinas encadeados e articulados, horizontalmente, ao longo do currículo, com disciplinas que se complementam sem a figura do pré-requisito. Os eixos que compõem o currículo são os seguintes: ciências biofisiológicas; desenvolvimento humano; linguagens corporais; bases científicas da educação; construção da prática docente e docência compartilhada.

A Educação Física é disciplina obrigatória em todos os níveis e modalidades do ensino básico, constituindo-se em um corpo de conhecimentos da área específica das atividades físicas, desportivas e similares, e também em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos, valorizando a formação para a cidadania.

Atualmente, sua ênfase deixa de ser no culto ao corpo e passa a ser na necessidade individual e social, servindo como um agente de inclusão social. Passa a ser um canal de promoção e preservação da saúde, formação do homem e conquista da qualidade de vida.

O seu campo de atuação profissional se situa preferencialmente no ensino da Educação Física nos níveis fundamental e médio.

O educador físico pode exercer a profissão de professor de ensino infantil, fundamental, médio e superior, além de atuar em clubes e associações esportivas e recreativas, academias, hotéis, condomínios, hospitais, treinamento personalizado e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.

Coordenadora do curso de Educação Física
Profª. Karinne Beatriz G. Araújo

Telefone: (34) 4009-9115

E-mail: edfisica@unitri.edu.br

Horários de Atendimento:

Turno: Noturno

Duração: 3 anos

Título: Bacharelado

Requisitos:
– Ter concluído o Ensino Médio e apresentar Documentação Comprobatória;
– Ser aprovado em Processo Seletivo da Unitri;
– Apresentar atestado médico constando que o candidato está apto a praticar atividade física.

Critérios de Avaliação: clique aqui
Recursos Disponíveis: clique aqui

Conceito: 4 – Renovação de Reconhecimento

 

EMENTA DO CURSO:

MATRIZ CURRICULAR:

*As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Instituição.