Home » Notícias» Notícias » Tira Dúvidas: Coronavírus

17 de março de 2020
Tira Dúvidas: Coronavírus

O Centro Universitário do Triângulo — UNITRI, conversou com o especialista da área da saúde, professor Claudiney do Nascimento, a respeito do novo coronavírus, que esclareceu algumas dúvidas.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus zoonóticos, ou seja, que são transmitidos entre animais e seres humanos. Ele pode causar doenças que variam de um resfriado comum a problemas mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). O que se sabe, é que o novo corona (covid-19) surgiu no fim do ano passado na China, matando milhares de pessoas e difundindo o vírus por todo o planeta. Em entrevista a Unitri, o professor informou como é transmitido o vírus, os sintomas da doença e também as formas corretas de preveni-la.

Como é transmitido o Coronavírus?

O professor Claudiney conta que o covid-19 é transmitido através do contato direto e indireto entre pessoas, e afirma que o aconselhável é evitar qualquer tipo de contato com pessoas infectadas ou em relação de risco: “O vírus é transmitido pelo contato direto, ou seja, aperto de mãos, abraços, beijos e também pelo contato indireto, através do ar, ou do manuseio de objetos infectados, como talheres, maçanetas de portas, celulares entre outros. Evitar esses tipos de trocas com pessoas infectadas ou em situação de risco, como alguém que viajou recentemente para Europa ou até mesmo para Ásia, diminui consideravelmente o risco de contrair o vírus”.

Quais são os sintomas?

Perguntado sobre os sintomas do coronavírus, o professor relata que eles são bem parecidos com os sintomas da gripe comum: “Febre, tosse, coriza, dificuldade para respirar, sendo todos estes comuns tanto no covid-19, quanto na maioria dos vírus que ocasionam gripes ou resfriados”, afirma. O Ministério da Saúde alerta, no entanto, que o indivíduo não deve entrar em pânico caso comece a sentir um ou mais desses sintomas, a não ser que ele tenha viajado para exterior nas últimas semanas, ou tenha tido contato com alguém que viajou, a possibilidade de ter contraído o vírus é mínima, e que provavelmente trata-se de uma gripe comum fácil de curar.

Como prevenir a doença?

Por fim, o especialista dá dicas de prevenção ao covid-19 e enfatiza que a higienização correta das mãos é o melhor método de prevenir a doença: “Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, evitar aglomerações, ambientes fechados e o contato com pessoas em situação de risco, ou que já estão infectadas, higiene oral e nazal, além de lavar as mãos sempre que possível, utilizando água, sabão e também o álcool gel, são as formas mais eficazes de impedir uma contaminação”, destaca o professor.

Procure sempre fontes oficiais para orientação e previna-se. 

 

 

Ver mais notícias