CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), efetivamente implantada em razão do

disposto na lei que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Superior), representada pela Lei 10.861 de 14/04/2004, se constitui como órgão

essencial para a promoção na melhoria da qualidade do trabalho acadêmico e dos

diversos serviços prestados pela IES, participando do processo de planejamento e

avaliação, objetivando:

– Avaliar, numa visão sistêmica, a dinâmica da gestão institucional analisando

os processos, recursos e resultados, identificando pontos a serem ajustados

dentro de uma ação permanente do processo de otimização da IES na

consolidação de seus objetivos institucionais;

– Apoiar o planejamento e o redirecionamento das ações da instituição com

vistas à busca permanente da qualidade da educação superior;

– Enfatizar resultados que possam subsidiar o redirecionamento das estratégias

de alocação dos recursos;

– Fornecer indicadores para elaboração dos Planos de Ação;

– Fornecer indicadores para a gestão dos recursos humanos;

– Subsidiar o planejamento estratégico institucional;

– Consolidar e manter a cultura de avaliação em todos os níveis administrativos.

O planejamento e a avaliação dos processos de gestão do UNITRI, tanto nos

parâmetros administrativos como acadêmicos, são compromissos assumidos pela IES,

visando a atender os referenciais de qualidade estabelecidos. Assim, a cultura de

avaliação institucional da ASOEC, Entidade Mantenedora, é anterior à exigência da Lei

do SINAES, e seus resultados são reconhecidos como indicadores de gestão para o

estabelecimento de metas e prioridades para a alocação de investimentos.

 

O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO UNITRI

O processo de Autoavaliação acontece através de um ciclo avaliativo composto

por sete pesquisas que são realizadas junto à comunidade acadêmica, a saber:

 

  1. Pesquisa sobre os Aspectos Socioeconômicos e Culturais dos Alunos

Ingressantes: tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico e cultural

dos alunos que ingressam na IES através de Processo Seletivo, oriundos de

transferências e portadores de diploma. É realizada duas vezes ao ano, uma

vez que a instituição trabalha com o regime semestral em todos os cursos,

havendo, portanto, duas entradas anuais. Os dados são coletados através de

formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno;

 

  1. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação do Desempenho Docente: realizada

anualmente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do

Aluno. É o momento em que todos os discentes são convidados a avaliar

aspectos didático-pedagógicos de cada um dos seus professores no semestre.

Os resultados dessa avaliação são disponibilizados pela CPA à Direção e aos

Gestores de Cursos na forma de relatórios e cada professor, em particular,

recebe das mãos do Gestor de seu curso os resultados referentes à sua

avaliação. Estes resultados são entregues no mês de julho, durante o período

de Planejamento Acadêmico quando o Gestor de Curso tem a oportunidade

de discuti-los com cada docente;

 

  1. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação da Gestão, Infraestrutura e Serviços:

realizada anualmente, sendo o momento em que os alunos avaliam os

serviços, a gestão e a infraestrutura disponibilizados pela instituição por meio

de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno;

 

4. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação do Grau de Satisfação Geral, tem por objetivo conhecer o grau de satisfação geral dos alunos com a instituição. Uma pesquisa rápida e objetiva, quando através de uma única pergunta, o aluno indica seu atual grau de satisfação utilizando-se uma escala de 1 a 10. A pesquisa é disponibilizada semestralmente no Espaço do Aluno.

5. Pesquisa Ouvindo o Aluno – EaD 100%: anualmente por meio de formulário

eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno com objetivo de conhecer a

avaliação que os alunos do EaD fazem a respeito de aspectos relacionados aos

Estudos, Comunicação, Atendimento, Infraestrutura, Material Didático e

Imagem da instituição;

 

6. Pesquisa Ouvindo o Egresso: realizada de dois em dois anos e tem por

objetivo conhecer a atuação dos egressos junto à sociedade e no mercado de

trabalho, bem como conhecer o quanto o curso realizado foi útil. Os dados

são coletados através de formulário eletrônico que é acessado em um link

enviado por e-mail para os egressos;

 

7. Pesquisa Ouvindo o Professor: realizada de dois em dois anos, disponibilizada via

internet na forma de um questionário eletrônico que engloba questões que

avaliam desde as condições de trabalho até os fatores de motivação

profissional;


                    8. Pesquisa Ouvindo o Funcionário Técnico administrativo: aplicada de dois em

dois anos aos colaboradores técnicoadministrativos na forma de questionário

eletrônico, que avalia desde as condições de trabalho até os fatores de

realização pessoal e profissional.

No conjunto, estas pesquisas buscam definir o perfil institucional a partir do

mapeamento do grau de satisfação com os serviços prestados pelo UNITRI, como

também avaliar o processo de comunicação interna considerando como indicadores o

desempenho e a eficácia das atividades acadêmicas e/ou administrativas

desenvolvidas pelos diversos setores.

 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Todos os instrumentos de coleta de dados utilizados pela CPA são aplicados de

forma eletrônica o que traz velocidade e confiabilidade na base de informações

coletadas dos diversos públicos.

O fato da coleta dos dados ser feita de forma on-line, facilita a tabulação dos

dados e a criação dos relatórios. Toda esta parte do trabalho conta com o apoio da

área de TI da Mantenedora.

 

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA

A composição da CPA conta com a participação de todos os segmentos da

comunidade acadêmica e com um representante da sociedade civil organizada. É

composta por um Presidente, um representante da Gestão de Cursos, um

representante do Corpo Docente, um representante do Corpo Técnicoadministrativo,

um representante do EaD, um representante do Corpo Discente e um representante

da Sociedade Civil Organizada.

O ciclo avaliativo se encontra implantado e aceito pela Comunidade Acadêmica

da IES, já faz parte da cultura da Instituição. Os alunos, professores e funcionários

técnico administrativos já se acostumaram a participar das pesquisas o que pode ser

constatado pelas expressivas amostras conseguidas nas Pesquisas realizadas pela CPA.


COMPOSIÇÃO ATUAL DA CPA UNITRI:

– Gil Ferreira de Mesquita – Presidente
– Paulo Henrique da Silva Souza – Representante dos Coordenadores de Curso
– Regina Helena Capelozza Morsoletto – Representante do Corpo Docente
– Ariane de Jesus Melo – Representante do Corpo Discente
– Virgínia Paula Costa – Representante do Setor do Ensino a Distância
– Roberta Borges Miranda – Representante do Corpo Técnico-Administrativo
– Francisco Ricardo Guimarães Souza – Representante da Sociedade Civil Organizada
* Composição determinada pela Portaria RT nº 017/2023, de 02 de agosto de 2023.

 

RESULTADOS DE AUTOAVALIAÇÃO UNITRI

Relatório Parcial de Autoavaliação 2022 – 2023 CPA UNITRI

Relatório Parcial de Autoavaliação 2023 – 2024 CPA UNITRI