O curso de pós-graduação em Neuropsicologia – Avaliação e Reabilitação têm como
objetivo qualificar profissionais para a compreensão dos processos neuropsicológicos,
capacitando-os para a avaliação, diagnóstico e intervenção em disfunções cognitivas,
emocionais e comportamentais decorrentes de lesões ou transtornos neurológicos.
A formação abrange conhecimentos teóricos e práticos sobre instrumentos de avaliação neuropsicológica,
elaboração de laudos, estratégias de reabilitação e o impacto das funções cognitivas no
comportamento humano. Além disso, o curso visa desenvolver habilidades para atuação em
diferentes contextos, como saúde, educação e pesquisa, promovendo uma abordagem ética e
baseada em evidências científicas.
Coordenador: Prof. Me. Daniel Vieira da Silva
Público Alvo: O curso é voltado para profissionais da psicologia ou estudantes de psicologia
que já possuem curso superior.
Valor da mensalidade: 18 parcelas de R$ 530,00 reais (desconto de 20% para ex-alunos ou
grupos a partir de 5 pessoas, desconto não cumulativo)
Duração: 380h em encontros mensais com 15 módulos e
Local: Centro Universitário do Triângulo
Modalidade: Encontros mensais – Presencial
Aulas: Sábados 08h às 12hs e 13h30 às 18h / Domingos: 09hs às 12hs
MÓDULOS:
1. NEUROCIÊNCIA E NEUROPSICOLOGIA: CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
PROFISSIONAL – 15 de Março
(Prof. Me. Daniel Vieira)
2. NEUROANATOMIA, NEUROFISIOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO – 29 e 30
de Março.
(Prof. Dra. Débora Vieira)
3. NEUROPSICOLOGIA E OS PROCESSOS COGNITIVOS – 26 e 27 de Abril
(Prof. Me. Bruner Morais)
4. PATOLOGIAS PSIQUIÁTRICAS E OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – 24
e 25 de Maio
(Prof. Dr. Túlio Teixeira)
5. NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR – 15 e 16 de Agosto
(Profa. Esp. Cristina Alves Moreira)
6. NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR – 23 e 24 de Agosto
(Profa. Me. Marina Celestino)
7. PSICOMETRIA e AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES COGNITIVAS – 27 e 28
de Setembro.
(à contratar)
8. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE BEBÊS E PRÉ-ESCOLARES – 25 e 25 de Outubro.
(Profa. Me. Talita Rocha)
9. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA INFANCIA E ADOLESCÊNCIA – 29 e 30 de
Novembro.
(Prof. Me. Daniel Vieira)
10. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE JOVENS e ADULTOS – 13 e 14 de Dezembro.
(Prof. Dr. Hugo Palhares)
11. NEUROPSICOLOGIA DO IDOSO – 7 e 8 de Fevereiro.
(à contratar)
12. AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO, ALTAS
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO E DUPLA EXCEPCIONALIDADE – 21 e 22 de Março.
(Prof. Esp. Liana Junqueira)
13. PSICODIAGNÓSTICO, AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS e ELABORAÇÃO
DE DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS – 11 e 12 de Abril.
(Prof. Dr. Saulo Magalhães)
14. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I – 9 e10 de Maio.
(Profa. Dra. Veridiana Ladico)
15. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA II – NEUROMODULAÇÃO – 13 e 14 de Junho
(Prof. Dr. Giuliano Ginani)
ESTÁGIO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SERÃO DIVULGADOS DURANTE A PÓS-
GRADUAÇÃO.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
NEUROCIÊNCIA E NEUROPSICOLOGIA: CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
PROFISSIONAL – Proporcionar uma visão ampla das neurociências e da neuropsicologia,
abordando suas bases teóricas, campos de atuação e os processos de formação profissional,
com ênfase em avaliação e intervenção neuropsicológica.
NEUROANATOMIA, NEUROFISIOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO – Conhecer
estruturas do sistema nervoso e suas funções, integrando conceitos essenciais para a
compreensão das bases anatômicas e fisiológicas do comportamento humano e das funções
cognitivas.
NEUROPSICOLOGIA E OS PROCESSOS COGNITIVOS – Abordar as principais funções cognitivas,
como sensação, percepção, memória, atenção, linguagem, funções executivas, … Explorando
suas bases neuropsicológicas e aplicações em contextos de avaliação e intervenção clínica.
PATOLOGIAS PSIQUIÁTRICAS E OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – Abordar
as principais doenças que afetam o sistema nervoso e a saúde mental, discutindo suas causas,
sintomas, diagnóstico e intervenções clínicas multidisciplinares.
NEUROPSICOLOGIA HOSPITALAR – Objetiva apresenta a atuação do neuropsicólogo no
ambiente hospitalar, abordando avaliação, intervenção e reabilitação de pacientes com
condições neurológicas e suas implicações clínicas.
NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR – Explorar a aplicação dos conhecimentos neuropsicológicos no
ambiente educacional, abordando dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e
estratégias de avaliação e intervenção para melhorar o desempenho escolar.
PSICOMETRIA e AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES COGNITIVAS – Apresentar
fundamentos teóricos e práticos para a análise de funções cognitivas como memória, atenção,
linguagem e funções executivas. Abrange técnicas de aplicação e interpretação de testes
neuropsicológicos, diagnóstico diferencial e interpretação de resultados.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE BEBÊS E PRÉ-ESCOLAR – Abordar métodos e ferramentas
para identificar o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional na primeira infância, com
foco em diagnóstico precoce e intervenções eficazes.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA INFANCIA E ADOLESCÊNCIA – Apresentar métodos e
instrumentos para investigar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental,
auxiliando no diagnóstico e intervenção de dificuldades nessa faixa etária.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE JOVENS e ADULTOS – Abordar técnicas e instrumentos
para avaliar funções cognitivas ao longo das diferentes fases da vida, focando no diagnóstico de
alterações neuropsicológicas e no planejamento de intervenções.
NEUROPSICOLOGIA DO IDOSO – Visa apresentar os aspectos cognitivos, emocionais e
comportamentais do envelhecimento, diferenciando o declínio cognitivo saudável de condições
patológicas como demências. Oferece ferramentas para avaliação neuropsicológica, estratégias
de reabilitação cognitiva e suporte a cuidadores, promovendo um envelhecimento ativo e
saudável.
AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES/
SUPERDOTAÇÃO E DUPLA EXCEPCIONALIDADE – Oferecer embasamento teórico e prático para
identificar, avaliar e compreender essas condições. Aborda ferramentas diagnósticas,
estratégias de intervenção e análise diferenciada de perfis, visando promover o
desenvolvimento integral e a inclusão educacional e social.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS e ELABORAÇÃO DE
DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS – Capacitar profissionais a identificar e analisar disfunções
cognitivas relacionadas a transtornos psiquiátricos, utilizando ferramentas neuropsicológicas.
Focado em diagnóstico, intervenção e compreensão clínica.
REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – Estratégias e intervenções terapêuticas voltadas para
restaurar ou compensar funções cognitivas, emocionais e comportamentais comprometidas,
promovendo o desenvolvimento e a adaptação em crianças e adolescentes com alterações
neurológicas ou transtornos do neurodesenvolvimento.
NEUROMODULAÇÃO e REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – O módulo de Neuromodulação
explora técnicas como neurofeedback abordando aplicações clínicas no tratamento de
transtornos neurológicos e psiquiátricos no processo de reabilitação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – Apresentação de trabalho acadêmico de conclusão de
curso com orientação e supervisão de pesquisa.
ESTÁGIO em AVALIAÇÃO e REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – O aluno realizará com
supervisão de um profissional experiente em avaliação Neuropsicológica o atendimento de
pacientes com queixas de dificuldades cognitivas passando por todo o processo da avaliação:
Entrevista de anamnese, a aplicação, correção e pontuação dos testes de avaliação cognitiva,
elaboração do laudo neuropsicológico e planejamento da devolutiva dos resultados e
estruturação de indicações terapêuticas.
Obs: As datas poderão sofrer alterações durante o curso e serão avisadas previamente aos
alunos.
CORPO DOCENTE
O Prof. Me. Daniel Vieira é psicólogo e neuropsicólogo, mestre em Psicologia pela UFU, com
especializações em Neuropsicologia, Psicomotricidade, Autismo e Educação, TDAH,
Psicopedagogia e Análise do Comportamento Aplicada (ABA), além de formação em
Neurofeedback. Atua como professor universitário, realiza avaliações e reabilitações
neuropsicológicas na clínica e proprietário do Neuropark – Espaço de Desenvolvimento.
Profa. Me. Marina Celestino Soares é Psicóloga, Neuropsicóloga, Mestre em Psicologia com
ênfase em Processos Cognitivos. É Capacitadora do Programa de Estimulação Atencional – PEA.
Possui formação em ADOS-2. Formação em programas de treinamento de Habilidades sociais
PEERS – UCLA. Membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento
– Ibnec-Futuro, docente dos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia e
Neuropsicologia. Membro do Serviço Especializado em Desenvolvimento e Aprendizagem
SEDA/HC-UFU. Diretora e Fundadora da Sinapse Hub.
Prof. Dr. Túlio Teixeira é Médico, Psiquiatra da Infância e Adolescência.
Profa. Dra. Débora Vieira é Fisioterapeuta, possui especialização em área hospitalar, com
atuação em emergência e enfermarias do Hospital das Clínicas de Campinas – Unicamp. Mestre
em Fisiologia e Biofísica pela Unicamp, com foco em neurofisiologia e neurobiologia, e Doutora
em Engenharia Biomédica pela UFU, atuando em Neuroengenharia e Neurofisiologia. Com vasta
experiência em pesquisa experimental, clínica e epidemiológica, desenvolve estudos que
abrangem a bioestatística, organização e análise de dados, além da medicina baseada em
evidências (MBE). Ao longo de 18 anos de docência no ensino superior na área médica, ministra
palestras e cursos nas áreas de Biofeedback, Neurofisiologia e Comportamento, Fisiologia dos
Sistemas.
Profa. Me. Talita Rocha é Psicóloga, Neuropsicóloga. Mestre pela UFU, Especialista em Terapia
Cognitivo Comportamental, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, Especialista
em Transtorno do Espectro Autista. Professora Universitária e atua na avaliação
neuropsicológicas e psicoterapia
Profa. Dra. Veridiana Ladico – Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de
Uberlândia (2002), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo – RP (2005) e
doutorado em psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Neuropsicologia (CFP)
e Intervenções ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami). Especializada em
Reabilitação Neuropsicológica infantil (Instituto Suassuna) e Desenvolvimento Infantil (CBI of
Miami).
Prof. Dr. Giuliano Ginani é Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio
Grande do Norte – UFRN e Psicologia pelo Centro Universitário Uniamérica, especialista em
Educação Médica pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, Mestre e
Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Foi professor,
coordenador de projetos e Pró-reitor de Pesquisa no Centro Universitário Uniamérica,
atualmente diretor do Lúcida – Instituto de Psicologia e Neurociência Aplicada e professor de
pós-graduação na área de Neurociência e Educação e Neuromodulação terapêutica.
Profa. Esp. Cristina Alves Moreira é Psicóloga e neuropsicóloga, mestranda em Neurociência e
Cognição UFABC. É graduada em Psicologia com ênfase na Saúde pela Universidade Nove de
Julho, em São Paulo, e possui especialização em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pela
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Além disso, é pós-
graduada em ABA e TCC. Ao longo de mais de 15 anos de atuação, trabalhou em instituições
renomadas como o Hospital das Clínicas de São Paulo (FMUSP) e o Hospital Beneficência
Portuguesa, integrando a divisão do Departamento de Neurocirurgia do INESP. É também
membro do Grupo da Dor, vinculado à divisão de Neurologia e Fibromialgia da Faculdade de
Medicina da USP – Hospital das Clínicas.
Prof. Dr. Hugo Palhares é formado em Psicologia pela UFU e possui mestrado e doutorado em
Ciências, com ênfase em Psicobiologia, pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em
Neuropsicologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Atualmente,
dedica-se à realização de avaliações neuropsicológicas em adultos e atua na Clínica Analítico-
Comportamental. Além disso, exerce a função de docente em cursos de pós-graduação na área
de Neurociências e desenvolve pesquisas focadas no estudo de processos psicológicos básicos,
como atenção e memória de trabalho.
Prof. Me. Bruner Morais é graduado em Psicologia e mestrado pela UFU. Possui pós-graduação
em Terapia Cognitivo Comportamental. Tem experiência na área de Psicologia Social e do
Trabalho, Psicologia Organizacional, Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, e Orientação
Profissional e de Carreira. Atua como docente no Centro Universitário do Triângulo – Unitri nas
disciplinas de processos psicológicos e supervisão clínica.
Prof. Esp. Liana Junqueira possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília
(2006). Especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação –
IPAF – São Paulo (2009), Especialização em Educação Psicomotora pela Faculdade Católica de
Uberlândia (2009) e Especialização em DIR-Floortime. Tem experiência na área de Psicologia
clínica, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem com crianças com Autismo e
outros Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Prof. Dr. Saulo Magalhães é graduado em Psicologia, Doutor em Psicologia (UERJ). Pós-
Graduação em Neuropsicologia, Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. Atualmente