O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a compreensão aprofundada dos processos neuropsicológicos, preparando-os para atuar com excelência na avaliação, diagnóstico e intervenção em disfunções cognitivas, emocionais e comportamentais decorrentes de lesões ou transtornos neurológicos.
A formação oferece uma sólida base teórica e prática, abordando o uso de instrumentos de avaliação neuropsicológica, a elaboração de laudos, estratégias de reabilitação e a análise do impacto das funções cognitivas no comportamento humano.
Além disso, o curso promove o desenvolvimento de competências para atuação em contextos diversos — como saúde, educação e pesquisa — sempre com uma abordagem ética, crítica e fundamentada em evidências científicas.
Coordenador: Prof. Me. Daniel Vieira da Silva
Público Alvo: O curso é voltado para profissionais da psicologia ou estudantes de psicologia
que já possuem curso superior.
Valor da mensalidade: 18 parcelas de R$ 530,00 reais (desconto de 20% para ex-alunos ou
grupos a partir de 5 pessoas, desconto não cumulativo)
Duração: 380h em encontros mensais com 15 módulos e
Local: Centro Universitário do Triângulo
Modalidade: Encontros mensais – Presencial
Aulas: Sábados 08h às 12hs e 13h30 às 18h / Domingos: 09hs às 12hs
MÓDULOS:
Apresenta uma visão abrangente sobre as neurociências e a neuropsicologia, explorando seus fundamentos teóricos, campos de atuação e processos formativos, com foco na prática clínica e na intervenção especializada.
Estudo aprofundado das estruturas e funções do sistema nervoso, integrando conceitos essenciais para a compreensão das bases biológicas do comportamento e das funções cognitivas.
Analisa os principais processos cognitivos — sensação, percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas — e suas bases neuropsicológicas, com aplicação direta em avaliação e intervenção clínica.
Explora os principais transtornos que afetam o sistema nervoso e a saúde mental, abordando suas causas, sintomas, diagnósticos e possibilidades de intervenção por meio de uma abordagem multidisciplinar.
Capacita o aluno para atuar no contexto hospitalar, com foco em avaliação, intervenção e reabilitação de pacientes com quadros neurológicos e psiquiátricos, destacando o papel do neuropsicólogo em equipes de saúde.
Investiga a aplicação da neuropsicologia no ambiente educacional, abordando dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e estratégias de intervenção para promover o sucesso escolar, conhecer os principais instrumentos utilizados na avaliação neuropsicológica no contexto escolar.
Apresenta fundamentos técnicos e científicos da avaliação neuropsicológica, com ênfase em memória, atenção, linguagem e funções executivas. Inclui práticas de aplicação, correção, interpretação e diagnóstico.
Capacita o profissional para identificar e avaliar aspectos cognitivos, motores e socioemocionais na primeira infância, com foco em diagnóstico precoce e intervenções eficazes.
Aborda os métodos e instrumentos utilizados para compreender o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental de crianças e adolescentes, auxiliando em diagnósticos e intervenções clínicas.
Explora ferramentas e técnicas para avaliar funções cognitivas ao longo da vida adulta, com foco no diagnóstico de alterações cognitivas e planejamento de intervenções terapêuticas.
Fornece base teórica e prática para identificar e avaliar essas condições, promovendo o desenvolvimento integral e a inclusão educacional e social por meio de diagnósticos precisos e intervenções diferenciadas.
Capacita o aluno para utilizar ferramentas neuropsicológicas na identificação de disfunções cognitivas relacionadas a transtornos psiquiátricos e na elaboração de documentos técnicos e clínicos.
Apresenta estratégias terapêuticas baseadas em evidências para restaurar ou compensar funções cognitivas e comportamentais comprometidas, especialmente em crianças e adolescentes com alterações neurológicas ou transtornos do neurodesenvolvimento.
Explora o uso de técnicas de neuromodulação como o neurofeedback no processo de reabilitação neuropsicológica, com aplicações no tratamento de transtornos neurológicos e psiquiátricos.
*ESTÁGIO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – Atividades serão desenvolvidas durante o curso.
Vivência prática e supervisionada de todas as etapas do processo de avaliação neuropsicológica: entrevista inicial, aplicação e correção de testes, elaboração de laudo e planejamento de devolutiva, com foco em casos clínicos reais.
CORPO DOCENTE
Prof. Me. Daniel Vieira – Psicólogo e neuropsicólogo, mestre em Psicologia pela UFU, com especializações em Neuropsicologia, Psicomotricidade, Autismo, Educação, TDAH, Psicopedagogia e ABA. Formado em Neurofeedback, atua como professor universitário e realiza avaliações e reabilitações neuropsicológicas na sua clínica, sendo proprietário do Neuropark – Espaço de Desenvolvimento.
Profa. Me. Marina Celestino Soares – Psicóloga e Neuropsicóloga, mestre em Psicologia com ênfase em Processos Cognitivos. É capacitadora do Programa de Estimulação Atencional (PEA), possui formação em ADOS-2 e em programas de Treinamento de Habilidades Sociais PEERS – UCLA. Membro da diretoria do IBNEC-Futuro e docente em cursos de pós-graduação. Integra o SEDA/HC-UFU e é diretora-fundadora da Sinapse Hub.
Prof. Dr. Túlio Teixeira – Médico psiquiatra, especialista na área da Infância e Adolescência, com atuação clínica e acadêmica.
Profa. Dra. Débora Vieira – Fisioterapeuta com especialização hospitalar, mestre em Fisiologia e Biofísica (Unicamp) e doutora em Engenharia Biomédica (UFU), com foco em Neuroengenharia e Neurofisiologia. Atua com pesquisa em bioestatística, MBE e análise de dados, além de ministrar cursos e palestras nas áreas de Biofeedback, Neurofisiologia e Comportamento.
Profa. Me. Talita Rocha – Psicóloga e Neuropsicóloga, mestre pela UFU. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, ABA e Transtorno do Espectro Autista. Atua como professora universitária, com experiência em avaliação neuropsicológica e psicoterapia.
Profa. Dra. Veridiana Ladico – Psicóloga formada pela UFU, com mestrado e doutoramento em Psicologia pela USP. Especialista em Neuropsicologia (CFP), Reabilitação Infantil e Intervenções ABA (CBI of Miami), com ampla atuação clínica e acadêmica.
Prof. Dr. Giuliano Ginani – Biólogo e psicólogo, mestre e doutor em Psicobiologia (UNIFESP). Especialista em Educação Médica (UNILA), atuou como pró-reitor e coordenador de projetos acadêmicos. Hoje é diretor do Lúcida – Instituto de Psicologia e Neurociência Aplicada e professor em cursos de pós-graduação.
Profa. Esp. Cristina Alves Moreira – Psicóloga e Neuropsicóloga, mestranda em Neurociência e Cognição (UFABC), com especializações em Neuropsicologia, Reabilitação Cognitiva, ABA e TCC. Atua há mais de 15 anos em instituições como o Hospital das Clínicas da FMUSP e a Beneficência Portuguesa, integrando o INESP e o Grupo da Dor da USP.
Prof. Dr. Hugo Palhares – Psicólogo pela UFU, mestre e doutor em Ciências (USP) com ênfase em Psicobiologia. Especialista em Neuropsicologia (Instituto Albert Einstein). Atua em avaliação neuropsicológica de adultos, é docente em pós-graduações e realiza pesquisas sobre atenção e memória de trabalho.
Prof. Me. Bruner Morais – Psicólogo e mestre pela UFU, com pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem experiência em Psicologia Social, Organizacional e Clínica, atuando como docente universitário no Centro Universitário do Triângulo – Unitri.
Prof. Esp. Liana Junqueira – Psicóloga (Universidade Católica de Brasília), especialista em Neuropsicologia (IPAF-SP), Educação Psicomotora e DIR-Floortime. Atua com crianças com Autismo e Transtornos do Desenvolvimento, com foco em aprendizagem e desenvolvimento infantil.
Prof. Dr. Saulo Magalhães – Psicólogo e doutor em Psicologia (UERJ), com pós-graduações em Neuropsicologia, Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. Atua como professor, pesquisador e clínico na área de Neuropsicologia.